Abertura de Processo para Solicitação de Medicamentos
- cópia de documento oficial com foto (carteira de identidade, CNH ou carteira de trabalho) podendo ser substituída por certidão de nascimento para crianças
- cópia do CPF (obrigatório)
- cópia do comprovante de residência atual
- cópia do Cartão Nacional de Saúde - Cartão SUS (solicitar na rede municipal de saúde)
- Procuração, para representantes de usuários. Levar documento de identificação com a mesma assinatura da procuração e cópia do documento de identidade do representante. Clique aqui para o Modelo de Procuração.
- Receita Médica - em duas vias, contendo o nome genérico do medicamento, concentração, posologia, tempo de tratamento, quantitativo mensal, carimbo, assinatura e data
- LME - Laudo para Solicitação/Autorização de Medicamentos do Componente Especializado. É obrigatório o preenchimento de todos os campos pelo médico. (Clique aqui para preenchimento eletrônico)
- Termo de Esclarecimento e Responsabilidade datado, carimbado e assinado pelo médico e pelo paciente
- Exames necessários para abertura de processos e continuidade de acordo com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas
Após abertura do processo, a solicitação será encaminhada para uma Equipe Multidisciplinar de Avaliadores das Farmácias Cidadãs do Espírito Santo (EMAFES) para avaliação dos documentos anexados, conforme os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Caso preencha os critérios de inclusão, a solicitação será autorizada para posterior dispensação do medicamento. Para continuidade do tratamento deverá ser feito pedido de renovação a cada seis meses. Nos casos de indeferimento, os motivos deste estarão descritos no próprio Parecer, o qual deverá ser encaminhado ao médico assistente.
Tipo de Solicitação | Prazo para Avaliação |
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Medicamentos Padronizados | 20 dias úteis |
Fórmulas Nutricionais | 30 dias úteis |
Demandas Não Padronizadas | 45 dias úteis |
Farmácias de referência para os municípios do Espírito Santo
Endereços das Farmácias Cidadãs Estaduais
Termos de Esclarecimento e Responsabilidade
Fotos das Farmácias Cidadãs Estaduais
Solicitações para medicamentos e fórmulas nutricionais Não Padronizados
Canais de Suporte
Em caso de dúvidas, orientações ou necessidade de suporte, disponibilizamos os seguintes canais de atendimento:
- Central Telefônica da GEAF: pelos números (27) 3636-8416, 3636-8417 e 3636-8418, em dias úteis, das 07h às 18h.
- Fale Conosco: acesse https://farmaciacidada.es.gov.br/fale-com-a-farmacia-cidada-estadual para enviar sua mensagem.
- WhatsApp: atendimento também disponível pelo número (27) 3636-8417.