07/08/2017 15h44 - Atualizado em 12/12/2017 16h59

Usuários da Farmácia Cidadã Estadual da Serra devolvem latas para reciclagem

Os usuários da Farmácia Cidadã Estadual da Serra que retiram latas de dietas e fórmulas nutricionais – como leite para crianças com restrição alimentar – já estão levando de volta os recipientes vazios para que o material seja reciclado. As latas de alumínio recolhidas serão destinadas para associações que trabalham com reciclagem no município. Os primeiros vasilhames começaram a ser devolvidos no dia 26 de julho e, até esta segunda-feira (07), 330 latas já haviam sido retornadas. Por mês, os usuários retiram da farmácia e levam para casa um total de 4.650 vasilhames.

Segundo a farmacêutica Grazielle Massariol Mori, coordenadora da Farmácia Cidadã Estadual da Serra, os usuários estão sendo orientados a, quando retornarem ao serviço para um novo atendimento, entregarem as latas de alumínio usadas no mês anterior. “Nossos funcionários foram treinados pela equipe da Divisão de Educação Sanitária da Secretaria de Serviços da Serra para sensibilizar os usuários sobre a importância dessa ação socioambiental. Entendemos que, se o cidadão foi beneficiado pelo uso desse recipiente, por que não favorecer outras pessoas, no caso, as associações, e também o espaço onde vivemos, livrando o meio ambiente do impacto prejudicial desses resíduos”, comentou a coordenadora.

Para acondicionamento e destinação adequada dos resíduos, a coordenação da unidade também buscou a parceria da prefeitura, que instalou um Local de Entrega Voluntária (LEV) no pátio do Pró-Cidadão, onde funcionam serviços públicos municipais e onde está localizada a Farmácia Cidadã Estadual da Serra. Os recipientes são recolhidos também pela prefeitura, uma vez por semana, e distribuídos entre três associações que trabalham com reciclagem no município: Amarvila, Abrasol e Recuperlixo.

As Farmácias Cidadãs Estaduais são serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) administrados pela Gerência de Assistência Farmacêutica (Geaf). Existem dez farmácias em funcionamento no estado, localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante. Segundo a gerente da Geaf, Gabrieli Freitas, a Gerência de Assistência Farmacêutica está buscando a parceria de outros municípios e associações para implantar a coleta em todas as unidades da Farmácia Cidadã Estadual.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246