24/11/2015 13h21 - Atualizado em 24/11/2015 13h22

Sesa promove capacitação sobre dispensação de fórmulas infantis específicas

 

A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica promove, nesta quinta-feira (19), uma capacitação para atualizar médicos pediatras e nutricionistas sobre o Programa Estadual de Fornecimento de Fórmula Nutricional relacionada à alergia ao leite de vaca. A capacitação tem objetivo de proporcionar melhor entendimento sobre o tema e uso racional das fórmulas especiais disponibilizadas pelo Estado.

A nutricionista da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica, Carolina Dadalto, explica que a atualização é voltada a todos pediatras e nutricionistas que atuam na rede pública ou privada que prescrevem as fórmulas especiais para pacientes com alergia ao alimento.

“Para reger o Programa Estadual de Fornecimento de Fórmula Nutricional existe a Portaria Estadual 054-R de 2010 que define os critérios de dispensação de fórmulas infantis e dietas enterais. Por isso, é importante que os profissionais conheçam e tirem dúvidas, estreitando a comunicação sobre o processo de dispensação. Dessa forma, poderão fazer uma melhor indicação da fórmula e tratamento, e no final, quem ganha é o paciente”, afirma Carolina.

Para que a fórmula seja dispensada, a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica analisa laudo, história clínica e diagnóstico do paciente, parte da documentação encaminhada à unidade a partir de uma abertura de processo nas Farmácias Cidadãs Estaduais. Segundo a nutricionista Carolina Dadalto, é importante que essas descrições sejam bem realizadas para efetivação da dispensação, não gerando custo desnecessário para o Estado.

“A portaria Estadual 054-R, 28/04/2010 foi criada para assistir pacientes que necessitem de fórmula nutricional específica para alergia ao leite de vaca, que são de alto custo e necessitam de um uso racional. Para isso o profissional deve entender a portaria, a patologia do paciente e a fórmulas padronizadas, e assim indicar da melhor forma possível a fórmula infantil específica”, ressalta a nutricionista.

A inscrição vai até esta quarta-feira (18) e deve ser feita por meio do e-mail geaf.nutricao@saude.es.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3636-8417.

Capacitação

Data: 19 de novembro de 2015 (quinta-feira)
Horário: das 10h às 16h
Local: Auditório do Elsa, Campus Maruípe/UFES

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard