22/02/2017 18h22 - Atualizado em 22/02/2017 18h24

Saúde: Gerência de Assistência Farmacêutica inicia jornada de capacitações

Profissionais e estudantes da área de saúde poderão participar da Jornada de Capacitações da Assistência Farmacêutica promovida pela Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). Durante o ano, serão realizados dez treinamentos.

A gerente de Assistência Farmacêutica da Sesa, Gabrieli Freitas, explica que o público-alvo das capacitações são os profissionais que atuam na assistência farmacêutica em serviços estaduais e municipais, como hospitais e farmácias cidadãs, além de membros da comissão estadual de farmacologia e terapeuta, que avaliam as solicitações de medicamentos não padronizados que chegam às Farmácias Cidadãs Estaduais. No entanto, profissionais que atuam na saúde, mesmo que de outras áreas, como enfermeiros e assistentes sociais, e até estudantes de farmácia, terão a oportunidade de participar conforme a disponibilidade de vagas.

“O objetivo é capacitar os farmacêuticos para prestarem uma orientação farmacêutica de qualidade e garantindo a segurança do paciente no processo de administração de medicamentos. Nossa intenção é oferecer o melhor e mais completo atendimento possível ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e acreditamos que a difusão do conhecimento é um dos caminhos para alcançarmos a excelência”, comentou a gerente.

Segundo Gabrieli, as capacitações têm dois momentos. O primeiro com um especialista em determinada patologia, para que ele possa destrinchar a doença, informar para os profissionais o que tem de novo no mercado com relação ao tratamento, quais os novos estudos sobre as medicações que o Estado do Espírito Santo disponibiliza e também sobre outras medicações.

Já o segundo momento, de acordo com a gerente, será voltado para a discussão sobre os protocolos estaduais e ministeriais que orientam o trabalho dos profissionais dentro dos serviços de saúde estaduais e municipais.

O primeiro treinamento da Jornada de Capacitações da Assistência Farmacêutica aconteceu no último sábado (18), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde, na Enseada do Suá, em Vitória, e reuniu 78 profissionais. O próximo será realizado no dia 17 de março. Os profissionais interessados em participar podem entrar em contato com a Gerência de Assistência Farmacêutica da Sesa pelo telefone 3636-8415 ou pelo e-mail geaf@saude.es.gov.br.

 

Temas das capacitações

Fevereiro: Anticoagulantes Orais

Março: Biossimilares

Maio: Oncológicos

Junho: TDAH

Julho: Dislipidemia

Agosto: Controle de Estoque

Setembro: Puberdade Precoce e Teste de Leuprorrelina

Outubro: Fórmulas Nutricionais

Novembro: Asma de Difícil Controle

Dezembro: Palestra Motivacional

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard