Número de pacientes atendidos nas Farmácias Cidadãs Estaduais tem aumento de mais 230% na última década
Entre os anos de 2009 e 2019, as Farmácias Cidadãs Estaduais tiveram aumento de 234,65% no número de atendimentos. O crescimento passou de 293 mil atendimentos, em 2009, para 980.541 mil no ano passado.
Das 12 unidades, Vila Velha e Cariacica, na Região Metropolitana, e a farmácia de Cachoeiro de Itapemirim foram as três que mais tiveram atendimentos em 2019, somando cerca de 469.294 (47,8%). As Farmácias Cidadãs Estaduais estão presentes também em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Vitória.
De acordo com a gerente estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Gabrieli Freitas, os dados retratam a melhora na qualidade do serviço ao longo dos dez anos. “Tivemos mudanças positivas na última década, não só na estrutura física e na qualidade do atendimento, mas também na dispensação de medicamentos, que é feita, exclusivamente, por farmacêuticos. Além disso, houve aumento de itens disponíveis à população, com um alto índice de cobertura, que fechou 2019 com 98%”, destacou.
Gabrieli Freitas lembra que o Estado se destaca pela via não padronizada de medicamentos. “Acolhemos, também, solicitações de medicamentos que não estão dentro da lista padronizada e que podem ser obtidos após avaliação baseada em evidências científicas, feita por uma comissão composta por farmacêuticos e médicos de várias especialidades”, explicou.
A gerente ressalta, ainda, a qualidade do serviço prestado pelos farmacêuticos. “Todos os profissionais passam por treinamentos mensais. Buscamos aprimorar o nosso trabalho e inserir no dia a dia dos farmacêuticos as melhores formas de atender o público, além de detectar, por meio das opiniões dos usuários, o que podemos melhorar”, acrescenta.
A importância do profissional na orientação aos pacientes
Nessa segunda-feira (20) comemora-se o Dia do Farmacêutico, profissional que tem como uma de suas funções dispensar medicamentos corretamente aos pacientes.
O Espírito Santo conta com 12 unidades de Farmácias Cidadãs Estaduais, que somam 82 profissionais da área. Além de contar com dispensação exclusiva, o trabalho dentro das Farmácias Cidadãs se destaca, segundo a coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Laís Frigini Postay, pelas orientações em relação aos medicamentos sobre como utilizá-los conforme o receituário médico, além de esclarecer os possíveis efeitos adversos e atender a quaisquer dúvidas em relação ao tratamento.
“Realizamos em nossas farmácias cidadãs todo o acompanhamento e monitorização do paciente e não apenas a entrega dos medicamentos. Prestamos, assim, o cuidado e a atenção farmacêutica. Estamos estruturando as farmácias para, em breve, iniciarmos os atendimentos em consultórios farmacêuticos privativos, o que garantirá ainda mais adesão ao tratamento, incluindo as comorbidades” destacou Laís Frigini.
Como ter acesso
No Espírito Santo, quem precisa fazer tratamento com medicamentos de alto custo pode ter acesso aos remédios, por meio das unidades da Farmácia Cidadã Estadual.
Atualmente, o serviço oferece 354 tipos de medicamentos de alto custo no elenco padronizado, usados no tratamento de doenças crônicas de terapias prolongadas, como Mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esquizofrenia, artrite reumatoide, hipertensão pulmonar, glaucoma, entre outras, além de fórmulas nutricionais e insumos para tratamento de doenças graves.
A entrega dos medicamentos é feita, exclusivamente, por farmacêuticos e os usuários saem das farmácias com informações que precisam para usá-los corretamente. No retorno, são questionados sobre possíveis efeitos adversos e sobre o quadro clínico geral do paciente.
Caso necessite de algum medicamento especializado, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou aquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico, e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação.
Quando a avaliação é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem por SMS (torpedo) para o telefone celular do paciente ou do responsável, informando se a solicitação foi aprovada ou não e dizendo da necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos aprovados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br