17/05/2018 15h51 - Atualizado em 17/05/2018 15h55

Nova Farmácia Cidadã Estadual em Vila Velha terá o dobro de tamanho

A partir desta segunda-feira (21), os usuários da Farmácia Cidadã Estadual em Vila Velha contarão com um espaço mais amplo com a nova sede da Farmácia, que passará a atender na Avenida Luciano das Neves, nº 1942, em Divino Espírito Santo.

Esta mudança é para oferecer mais conforto para os usuários e também para os profissionais que atuam na unidade, melhorando a qualidade e humanizando o atendimento.

A nova Farmácia ficará em um espaço de 920 metros quadrados e irá contar com 180 cadeiras. Até então, o atendimento era realizado em um espaço de 440 metros quadrados e com 60 cadeiras.

 
Atendimentos
No último ano, o número de pacientes atendidos nas Farmácias Cidadãs Estaduais aumentou 9,78%, em comparação a 2016, passando de 461 mil pacientes atendidos para 506.582 mil. E desde a implantação, em 2007, o número de pacientes atendidos aumentou 106,5%, já que em 2007 o total foi de 245 mil pessoas. A Farmácia também atende os pacientes da rede particular.

A expectativa é de que haja novamente um aumento na demanda, em torno de 10%, para 2018. Além do aumento do número de pacientes atendidos nas unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais, também houve um aumento do número de processos ativos nas unidades, passando de aproximadamente 72 mil em 2016 para 101.249 em 2017, um crescimento de aproximadamente 40%.

Em Vila Velha, são realizados uma média de 450 atendimentos por dia e são atendidos usuários de Vila Velha, Piúma, Anchieta e Guarapari.

Para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes com a cobertura de medicamentos, o Governo do Estado investiu um total de R$ 104.561.090,25 milhões em 2017. Nesse valor está inserida a compra de medicamentos padronizados e não padronizados.

O Governo do Estado mantém uma média de índice de 96% de cobertura de medicamentos, sendo este indicador um dos melhores do Brasil.


Acesso
No Espírito Santo, quem precisa fazer tratamento com medicamentos de alto custo pode ter acesso aos remédios por meio das unidades da Farmácia Cidadã Estadual. 

Atualmente, o serviço oferece 269 tipos de medicamentos de alto custo no elenco padronizado usados no tratamento de doenças crônicas de tratamento prolongado, como Mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esquizofrenia, artrite reumatoide, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras, fórmulas nutricionais e insumos para tratamento de doenças graves. Desse total, 89 são repassados pelo Ministério da Saúde e  177 o Governo do Estado fornece com recursos próprios.

A entrega dos medicamentos é feita exclusivamente por farmacêuticos e os pacientes saem das farmácias com as informações que precisam para usar as medicações corretamente. No retorno, são questionados sobre possíveis efeitos colaterais e sobre o quadro geral de saúde. É uma mão de obra qualificada, que está em contato direto com o cidadão para orientá-lo. Esses profissionais passam por capacitações mensais e seguem protocolos rígidos.

Como ter acesso

Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou aquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico, e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação.

Quando a avaliação é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem (torpedo) para o telefone celular do paciente ou do responsável informando se a solicitação foi aprovada ou não, e dizendo da necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos aprovados.

Onde tem

As unidades da Farmácia Cidadã Estadual estão localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante. 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br 
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard