11/02/2019 17h54 - Atualizado em 11/02/2019 17h55

Médicos, enfermeiros e farmacêuticos participam de treinamento sobre vírus sazonal que causa bronquiolite

A Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, na manhã desta segunda-feira (11), um treinamento para médicos, enfermeiros e farmacêuticos sobre cuidados de manuseio e administração do Palivizumabe, medicamento injetável indicado para aumentar a proteção de crianças contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Nos meses de março e julho, o Espírito Santo entra no período de maior circulação do VSR, que é sazonal e principal responsável por infecções respiratórias e hospitalizações de crianças com menos de dois anos de idade. Nessa faixa etária, há um grupo com maior risco de desenvolver complicações pelo VSR: bebês prematuros, especialmente aqueles que nascem antes da gestação completar 29 semanas (entrando no 7° mês de gravidez). Essas crianças estão mais suscetíveis a desenvolver bronquiolite e pneumonias por causa da imaturidade do sistema imunológico e respiratório.

De acordo com a farmacêutica responsável pelo Palivizumabe, Marta Cristina Alves da Silva, quando infectadas pelo VSR, essas crianças podem ter complicações mais graves se comparadas com crianças que estão saudáveis.

 

Distribuição gratuita

O Palivizumabe é um medicamento de alto custo oferecido gratuitamente, com prescrição médica, nas Farmácias Cidadãs Estaduais em todo Espírito Santo e nas unidades hospitalares. O objetivo da aplicação deste medicamento é evitar complicações de doenças causadas pelo vírus e reduzir a incidência de internações.

Segundo Erica Portella, enfermeira da Biofarmacêutica ABBVIE, responsável pela distribuição do Palivizumabe no Brasil, devem ser vacinados bebês prematuros nascidos com até 28 semanas de gestação, durante o primeiro ano de vida e bebês com displasia broncopulmonar e cardiopatias congênitas, até os dois anos de idade.

“A criança que nascer em março, por exemplo, receberá a dose deste mês e dos meses seguintes até julho. No próximo ano, deverá receber o medicamento novamente nos meses em que o vírus estiver circulando, desde que ainda se enquadre nos critérios para receber o medicamento”, explicou.

A coordenadora do Núcleo de Medicamentos Excepcionais e Básicos da GEAF, Fernanda Segal Lopes, explica que o palivizumabe é aplicado todo mês durante o período de circulação do Vírus Sincicial Respiratório.

O treinamento desta manhã acontece para atualização da Nota Técnica Estadual aos profissionais e também para atualizar sobre mudanças no Protocolo do Ministério da Saúde.

 

Acesso ao medicamento

Para ter acesso ambulatorial ao medicamento, é necessário procurar uma das 10 Farmácias Cidadãs do Estado com toda a documentação médica, disponível no link: https://farmaciacidada.es.gov.br/orientacao-para-abertura-de-processos-de-palivizumabe

Os pedidos serão analisados na GEAF e, caso atendam aos critérios de inclusão definidos em protocolo, será agendada uma data para aplicação do medicamento.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard