Atendimento com hora marcada reduz tempo de espera na Farmácia Cidadã de Vitória
Para os usuários da Farmácia Cidadã de Vitória, o primeiro semestre de 2018 trouxe mudanças no atendimento no local. É que os usuários da unidade passaram a ser atendidos com dia e hora marcados, o que reduziu o tempo de espera que era de aproximadamente uma hora e meia para 45 minutos.
Até dezembro de 2017, o atendimento na unidade era feito apenas com a marcação do dia. Agora, com o agendamento, o paciente é informado sobre o dia em que seu atendimento será realizado e o intervalo de horário em que poderá chegar ao local. Eles também são orientados a chegar à Farmácia com 10 minutos de antecedência para evitar transtornos.
Já os usuários que chegam fora do intervalo de tempo estabelecido, caso queiram aguardar, são atendidos no final do dia mediante horário disponível.
Com a mudança, de janeiro até esta quarta-feira (25), foram realizados 29.560 atendimentos dentro do horário agendado na unidade.
De acordo com gerente Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Gabrieli Fernandes Freitas, nos primeiros meses de atendimento nesse novo sistema, a unidade tem recebido elogios. “É um sistema que ajuda a organizar o atendimento e oferece mais conforto tanto para os pacientes quanto para os farmacêuticos que trabalham no local. Nesse novo modelo são atendidas, em média, 300 pessoas por dia na unidade”, disse Gabrieli.
Ela explicou ainda que o sistema começou a ser implantado em outubro do ano passado e o funcionamento iniciado em janeiro. Esse prazo de três meses, segundo Gabrielli, foi necessário para organizar os agendamentos já que há pacientes que vão ao local mensalmente e outros apenas a cada três meses.
“A ideia é expandir esse modelo de atendimento para Farmácia Cidadã Estadual da Serra e depois nas demais unidades. Não queremos que nossos pacientes fiquem em filas, e buscamos oferecer cada vez mais qualidade no atendimento”, disse Gabrieli.
Faltas
Em relação às faltas, a coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Laís Frigini Postay, explicou que o percentual representa uma média de 15% dos agendamentos.
“As pessoas são agendadas e não comparecem no dia do atendimento, e ligam somente depois da data pedindo para remarcar. Isso é ruim pois outros pacientes deixam de ser atendidos”, destacou.
Laís ressaltou que para o sistema funcionar em sua plenitude é necessário que o paciente que não puder comparecer desmarque o atendimento para que novas vagas sejam abertas. A Central de Atendimento telefônico da Farmácia Cidadã Estadual atende pelos telefones (27) 3636-8417 ou (27) 3636-8418.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
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