Alerta à População: Tentativas de Golpe Envolvendo a Farmácia Cidadã Estadual

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf), alerta a população sobre tentativas de golpe envolvendo a Farmácia Cidadã Estadual.
Indivíduos mal-intencionados estão entrando em contato com pacientes, por meio de ligação telefônica se passando por funcionários da Farmácia, e alegando que realizarão a entrega de medicamentos em suas residências. Para dar credibilidade à fraude, esses golpistas chegam a fornecer o endereço real da unidade. O mesmo golpe ganhou intensidade em abril deste ano.
É importante ressaltar que a Farmácia Cidadã Estadual não realiza entregas domiciliares de medicamentos.
A única unidade que possui essa prática é a Farmácia Cidadã Estadual de Guaçuí, por meio de programa 'Medicamento em casa' dedicado à pacientes específicos.
O paciente (ou seu responsável legal) retira os medicamentos exclusivamente na unidade onde o cadastro foi realizado, seguindo os protocolos oficiais de retirada.
Quando necessário, a forma como a Farmácia Cidadã Estadual entra em contato com os pacientes é por meio de ligação telefônica, ou por WhatsApp, porém nunca solicita que sejam informados dados que não sejam o nome completo e/ou número do processo e farmácia de referência.
A Geaf ressalta que a Farmácia Cidadã não solicita dados como: endereço, CPF, entre outros dados que não sejam os informados acima.
Orienta ainda que, para evitar cair nesse golpe, os cidadãos assistidos pela Farmácia Cidadã Estadual:
- Desconfie de ligações ou mensagens que ofereçam entrega de medicamentos em casa;
- Não forneça seus dados pessoais ou de saúde por telefone ou aplicativos de mensagens;
- Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Farmácia Cidadã Estadual para verificar a veracidade das informações;
- Caso receba uma tentativa de golpe, denuncie às autoridades competentes, como a Polícia Civil (Disque 181).