19/01/2018 12h17 - Atualizado em 19/01/2018 16h01

Dia do Farmacêutico: profissionais são responsáveis por orientar paciente quanto ao uso de medicamentos

Neste sábado (20) é comemorado o Dia do Farmacêutico, profissional que domina um precioso instrumento de cura: o medicamento. É ele também quem pode alertar as pessoas quanto ao uso correto de medicamentos.

De acordo com a gerente Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Gabrieli Fernandes Freitas, nas Farmácias Cidadãs Estaduais, os 57 profissionais  atuam diretamente na dispensação e orientação quanto ao uso correto do remédio, supervisão e armazenamento dos medicamentos e fórmulas nutricionais, controle e avaliação do estoque, avaliação da solicitação dos medicamentos do componente especializado conforme Protocolos Clínicos, gestão de recursos humanos, dentre outras atividades.

“O farmacêutico é responsável por orientar o usuário quanto ao armazenamento adequado do medicamento ou fórmula nutricional, seu uso correto, alertar sobre possíveis efeitos adversos e interações medicamentosas, entre outras dúvidas”, explicou.

A Farmácia Cidadã Estadual surgiu da necessidade de ampliar o acesso aos medicamentos e de aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo do Estado. Trata-se de um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via mensagens de texto no celular, proporcionando melhoria da humanização e ampliação no acesso aos tratamentos.

Os medicamentos disponíveis nas Farmácias Cidadãs Estaduais pertencem ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) que consiste em uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicadas pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, o Espírito Santo conta com 10 unidades da Farmácia Cidadã Estadual, localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia.

 

Histórico do Dia do Farmacêutico

A escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A ideia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), na época era a maior instituição representativa da categoria no Brasil, e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”?

Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard