Centro de Informação de Medicamentos do ES


NOME DO CENTRO/SERVIÇO

CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS DO ESPÍRITO SANTO – CEIMES

INSTITUIÇÃO (VÍNCULO)

Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo

VÍNCULO COM SUS

Inserido na Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (GEAF), no Núcleo de Medicamentos Especializados e Básicos (NUMEB)

EQUIPE/CARGO

Farmacêutica: Elizoneth Campos Delorto Sessa e

ENDEREÇO

Av. Marechal Mascarenha de Moraes, 2025 – Bento Ferreira. CEP: 29.052-121

E-MAIL

geaf.ceimes@saude.es.gov.br

TELEFONE

Fone: (27) 3636-8413

 

RELATO BREVE DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS/ SERVIÇOS OFERTADOS/ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO

O objetivo fundamental do CEIMES é promover o uso racional de medicamentos, através do fornecimento de informações técnico-científicas de forma atualizada e objetiva (informação passiva). O serviço esclarece dúvidas sobre medicamentos ao público em geral (usuários ou profissionais de saúde), como por exemplo: efeitos colaterais, modo de usar, nome genérico, se poderá ser usado com outros medicamentos, se existe riscos em usá-los durante a gravidez, amamentação dentre outras informações.

Como informação ativa o CEIMES já elaborou artigos e boletins para a revista do CRF-ES, concedeu entrevistas a rádio, televisão e jornais, promoveu e ministrou cursos de capacitação solicitados pela Assistência Farmacêutica Estadual, participou de campanhas educativas para o uso racional de medicamentos, e desde 2007 com a criação da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica (CEFT) e início dos trabalhos de elaboração da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais e Medicamentos Excepcionais (REMEME), o CEIMES oferece suporte técnico-científico para as atividades desenvolvidas pela CEFT. Na área acadêmica, o CEIMES disponibiliza vagas de estágio para acadêmicos de farmácia.

1 - O que é o CEIMES?

O CEIMES (Centro de Informação sobre Medicamentos do Espírito Santo) pertence à Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SESA), sendo um serviço da Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (GEAF), o qual funciona no horário de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira . As solicitações de informações sobre medicamentos poderão ser realizadas através dos telefones: 3636-8413; e-mail: geaf.ceimes@saude.es.gov.br; ou  preenchendo o formulário. (clique aqui

 

2 - Quais são os serviços prestados?

Este serviço esclarece dúvidas sobre medicamentos ao público em geral (usuários ou profissionais de saúde), como por exemplo: efeitos colaterais, modo de usar, nome genérico, se o medicamento poderá ser usado com outros medicamentos, se existe riscos em usá-los durante a gravidez, amamentação dentre outras informações.

Tipos de serviços ofertados pelo CEIMES

Atendimento das demandas do SUS

•  Responde questões sobre medicamentos para usuários e profissionais de saúde.

  Elabora Informação ativa em forma de boletins trimestrais com foco usuários e profissionais de saúde do SUS com ênfase no uso racional.

  Suporte técnico-científico para as atividades desenvolvidas pela CEFT.

  Apoio técnico científico para a elaboração das REMUMES.

  Oferecer suporte as ações de farmacovigilância.

  Apoio técnico científico para a elaboração dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

•  Capacitação para profissionais de saúde do SUS.

Contribuição para a formação de profissionais de saúde

  Oferta de estágio para acadêmicos do curso de farmácia

  Oferta de cursos/treinamento com ênfase no URM e condutas baseadas em evidências científicas para acadêmicos da área da saúde como atividades complementares.

 

3 - Qual a importância desse tipo de trabalho?

O objetivo fundamental do CEIMES é promover o uso racional de medicamentos, através do fornecimento de informações técnico-científicas de forma atualizada e objetiva.

Portanto, com intuito de assessorar o profissional de saúde em suas rotinas diárias, o CEIMES realiza busca de informação e elabora notas técnicas e boletins sobre medicamentos baseada em analise critica das informações técnicas e cientificas baseada em evidências.


4 - Quais são os profissionais que formam a equipe do CEIMES?

A equipe do CEIMES é formada por farmacêuticos especializado em farmácia clinica, e que utilizam ferramentas e conhecimentos da farmacoepidemiologia e da farmacologia clinica.

5 - Como usar este serviço?

Portanto, o profissional de saúde que necessita de informações atualizadas e fundamentadas sobre qualquer questão sobre medicamento para sua prática diária poderá encaminhar sua solicitação para o e-mail geaf.ceimes@saude.es.gov.br ou através do preenchimento o formulário de solicitação de informação sobre medicamentos  (clique aqui

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard