22/09/2015 14h54 - Atualizado em 27/10/2016 11h03

Farmácia Cidadã Estadual atende 2,5 mil novos pacientes por mês

Quem precisa fazer tratamento especializado pode ter acesso aos medicamentos de alto custo por meio da Farmácia Cidadã Estadual. Atualmente, o serviço beneficia 61 mil pessoas e oferece 296 tipos de medicamentos para enfermidades graves, que podem levar à morte ou provocar perda da qualidade de vida, incapacitação para o trabalho e redução da expectativa de vida.

Tanto pacientes da rede pública de saúde quanto os que utilizam a rede privada podem recorrer à oferta gratuita de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro trimestre deste ano, 7,5 mil pessoas (2,5 mil por mês) que não utilizavam o serviço passaram a fazer uso do benefício por meio da Farmácia Cidadã Estadual.

Segundo a gerente do setor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Lucienne Bermond, somente no primeiro trimestre deste ano, o Espírito Santo aplicou R$ 34,5 milhões em medicamentos com recursos federais e estaduais para atender aos usuários da Farmácia Cidadã Estadual. Desse montante, R$ 12,7 milhões foram investidos pela Sesa para comprar, além de medicamentos, fórmulas nutricionais e insumos.

A costureira Maria Helena Alves Prates, 53 anos, teve que parar de trabalhar por causa das dores causadas pela espondilite anquilosante, uma doença inflamatória crônica que ainda não tem cura e afeta as articulações, principalmente da coluna. Por meio da Farmácia Cidadã Estadual de São Mateus, ela tem acesso ao medicamento indicado pelo seu médico.

“As dores interferem muito em tudo na minha vida. No serviço de casa, ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentada. Tive que parar de costurar por causa das dores, mas com o tratamento eu consigo viver melhor”, disse Maria Helena, que tem acesso a cerca de seis medicamentos para tratamento da espondilite anquilosante e de outras doenças.

A pensionista Lúcia Regina Francolino Lavagnoli, 61 anos, pega medicamentos na Farmácia Cidadã Estadual de Vila Velha para o pai, de 90 anos, a mãe, de 82, e a cunhada, de 68 anos. “Faz cerca de um ano que pego medicamento para os meus pais e três meses para minha cunhada. Eu pensei que ia ser um bicho de sete cabeças, mas foi muito tranquilo o processo. Além disso, o tratamento é excelente”, enfatiza.

Estrutura

A rede de atendimento da Farmácia Cidadã Estadual conta com dez unidades. Elas funcionam dentro de um conceito moderno de farmácia pública, com ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização.

As unidades da Farmácia Cidadã Estadual estão localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante. Juntas, elas realizaram no primeiro trimestre deste ano 106 mil atendimentos.

Segundo a coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Cintia Ribeiro, os medicamentos mais solicitados são usados no tratamento da insuficiência renal, esquizofrenia, Doença de Alzheimer, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue), Doença de Parkinson, asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), artrite reumatóide e glaucoma.

Como ter acesso

Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou aquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico (laudo com a descrição do quadro clínico do paciente, receituário e LME – Laudo para Avaliação, Solicitação e Autorização de Medicamentos) e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação com base nos exames e laudos médicos.

Quando a avaliação do processo é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem (torpedo) para o telefone celular do paciente ou do responsável informando se a solicitação foi deferida ou não, e dizendo da necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos de deferimento. “É importante o paciente ficar atento às datas de retirada para não acontecer de ficar sem o medicamento e causar a interrupção do tratamento”, orienta a coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Cintia Ribeiro.

Mais informações sobre como obter medicamentos especializados pelo SUS no Espírito Santo estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.es.gov.br), no ícone Farmácia Cidadã.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard